Adelaide, Austrália tem 1 atitude empreendedora

Na Austrália uma cidade conseguiu implantar transporte público gratuito

Em Adelaide, novos projetos fazem crescer o sistema de mobilidade urbana em prol dos cidadãos e dos turistas

Enquanto em alguns lugares do mundo os ônibus são precários, cobram tarifas altas e mal conseguem dar conta do fluxo diário de pessoas, em outras cidades eles funcionam com energia solar, têm ar condicionado, internet wi-fi e, o melhor de tudo, são gratuitos.

Na cidade de Adelaide, na Austrália, existe um projeto que nem é tão recente assim, começou a circular há mais de um ano. Assista ao vídeo a seguir para conhecer o modelo de ônibus construído no país vizinho, a Nova Zelândia.

O Tindo, como é chamado, tem autonomia para percorrer 200 km em condições normais de clima e tráfego com capacidade para 40 pessoas sentadas.

E parece que o sistema de transporte gratuito da cidade tem evoluído desde o lançamento do Tindo. Ao acessar o site oficial da câmara municipal, o Tindo já não é mais o único destaque. Uma rede de veículos agora foi criada para cidadãos e turistas se locomoverem gratuitamente e de maneira integrada.

australinhapost

Você pode pegar uma bike emprestada pelo Adelaide Free Bikes em 19 estações localizadas por toda a cidade. Também pode pegar o Tindo ou, se preferir, também possui a opção do bonde que tem trajetos gratuitos entre as regiões chamadas de South Terrace e Entertainment Centre. Além do metrô, que não é de graça, mas tem uma rede que atende muito bem vários bairros.

Um exemplo de administração pública com foco no cidadão e que poderia ser copiada em outros lugares pelo mundo, certo?