Austin, Estados Unidos tem 1 atitude empreendedora

Cidade no Texas lança programa para que empresas troquem resíduos entre si

Em Austin, o lixo de uma empresa pode ser a matéria-prima de outra

A cidade de Austin, no Texas, é um destaque dentre as cidades americanas por seus programas de desenvolvimento consciente e sustentável. Já mostramos um deles financiado pela prefeitura aqui no Cidades Empreendedoras e parece que as boas ideias não param de surgir. Conheça o Austin Materials Marketplace lançado em julho deste ano.

austinpost

Trata-se de um programa que reúne empresários e empresas de todos os tamanhos na cidade de Austin e no distrito de Travis County para criar sistemas de circuito fechado em que os resíduos de uma empresa podem ser matéria-prima para outra empresa. A plataforma online fornece uma lista de materiais que podem ser listados e colocados à disposição para troca e coleta.

austindest

O site funciona em 3 simples passos:

1- Materiais disponíveis são postados;

2- A plataforma ajuda a classificar e encontrar recursos potenciais para troca;

3- Depois de uma rápida verificação da viabilidade, o empresário faz a troca.

Para as empresas, as oportunidades de networking e acesso a pensadores criativos da cidade é o que faz com que a participação no programa seja uma experiência ainda mais valiosa. O formato de rede de negócios é intencionalmente projetado para promover o intercâmbio de material e identificar oportunidades de novos negócios ou até mesmo expandir os já existentes.

Esta é uma ideia facilmente replicável em qualquer cidade do mundo. Basta a iniciativa.