Bali, Indonésia tem 1 atitude empreendedora

Bambu é utilizado como material sustentável para construção de casas

Em Bali, é possível construir edificações luxuosas, sustentáveis e seguras

casasustentável1

Esta casa fica em Bali, na Indonésia, e é um projeto da empresa especializada em construção sustentável Ibuku. Liderada pela norte-americana Elora Hardy, os projetos da Ibuku provam que estruturas luxuosas e complexas podem ser feitas com material barato e ecologicamente correto como o bambu.

casasustentável2

Elora é uma designer de estampas que trabalhou durante anos com marcas famosas como Donna Karan e largou a carreira bem sucedida na moda para desenvolver este projeto em Bali que desafia as noções tradicionais de construção. De acordo com a designer, com o tratamento eficaz contra insetos, o bambu torna-se o material de construção ideal porque ele tem a força de compressão do concreto e a resistência à tração do aço. Além disso, é resistente a terremotos e leve o suficiente para ser facilmente transportado por uma pessoa ou um pequeno grupo.

casasustentável3

Outro ponto positivo do uso de bambus é que eles são uma alternativa sustentável e renovável à madeira, já que o seu crescimento é bem mais rápido. Elora testemunhou bambus crescerem 1 metro em uma semana. Algumas espécies crescem até 2 cm por hora ou até 1.5 m por dia.

No entanto, o bambu nem sempre foi considerado uma opção permanente de moradia. Ele é usado, principalmente nesta região, como uma matéria-prima temporária, porque sem o tratamento específico contra insetos, o material é rapidamente consumido por pragas e reduzido a pó. Tendo isso em vista, a Ibuku trata os bambus com uma solução de boro de baixa toxicidade que os tornam incapazes de serem digeridos por insetos.

casasustentável4

Tudo o que Elora tem feito é uma continuação do trabalho que seu pai começou a realizar em Bali anos atrás. A intenção é mudar o mindset local sobre a utilização de bambu e estudar novas formas de utilização da matéria-prima. Atualmente, seus projetos são residências privadas, hotéis e até salas de aula na Green School, sempre dando valor ao trabalho artesanal local. Todas as edificações são feitas à mão por profissionais da região, de artesãos a engenheiros. Esta também é uma importante decisão da empresa: empoderar profissionais locais.

casasustentável5

Uma ideia que pode e deve ser espalhada por aí. Uma curiosidade: sabia que o bambu é uma espécie de grama selvagem? Calcula-se que existam mais de 1200 espécies no mundo todo que crescem de forma nativa em todos os continentes, com exceção da Europa. Isso significa que não seria difícil se inspirar nos projetos da Ibuku para criar novas soluções para diferentes cidades.