Bangalore, Índia tem 1 atitude empreendedora

Como lidar com o trânsito caótico de uma grande cidade

Na Índia, um projeto convida cidadãos a fazerem a gestão compartilhada do trânsito

Se você já viajou para algum destino na Ásia, provavelmente esta imagem abaixo não é uma surpresa.

asian-cities

A situação acima não é exagero e foi observada na cidade de Bangalore, na Índia. Dependendo do horário do dia pode ainda ser pior.

Um dos problemas enfrentados pelas estradas cada vez mais congestionadas deste país é que não há flagrante para a violação das regras de trânsito. Na maioria dos casos, as pessoas tendem a seguir as regras de trânsito somente quando há um guarda nas imediações.

Para tentar mudar a maneira como as pessoas se comportam, a polícia de trânsito da cidade lançou um projeto polêmico que traz uma iniciativa inédita: o “Public Eye” permite que os cidadãos desempenhem o papel de guardas de trânsito ao denunciar irregularidades.

publiceye-mobile-screenshot

Trata-se de uma plataforma online que também funciona em um aplicativo para dispositivos móveis que qualquer cidadão pode baixar, com funcionamento bem simples.

1. Se você vê uma pessoa ou veículo violar uma regra de tráfego particular, basta tirar uma foto da violação com o telefone.

2. Em seguida, compartilhar a foto (juntamente com seus dados) através do app ou do site.

3. Pronto. Está feita a denúncia.

Os criadores da ferramenta afirmam que os dados dos usuários são mantidos em sigilo e, embora existam preocupações sobre falsas acusações, eles acreditam que com o tempo elas passarão a ser menores e mais facilmente identificadas.

Outra questão que também ganhou as rodas de discussões é o por que o trânsito na cidade não pode ser melhor controlado pelas autoridades encarregadas.

Bangalore é uma cidade que teve um crescimento muito rápido no setor industrial de TI e um aumento considerável das oportunidades de trabalho. Consequentemente, a população cresceu nas áreas urbanas fazendo com que as estradas não conseguissem suportar a nova demanda de transporte. O que piora e aumenta a pressão do tráfego em Bangalore é também a falta de espaço para expansão das estradas.

Por essas e outras razões, o aplicativo foi criado como uma tentativa de lidar com o desafio do trânsito de maneira mais eficaz, ao convidar os cidadãos para serem parte da mudança. A instituição resolveu abraçar a tecnologia e democratizar a gestão do tráfego para então dar um passo significativo na transformação tão urgente da cidade.