Barcelona, Espanha tem 1 atitude empreendedora

Descubra como Barcelona se reinventou a partir de plano estratégico

Como os Jogos Olímpicos mudaram a cara e a reputação da cidade espanhola

O ano de 1992 foi um ponto de virada para Barcelona. A cidade espanhola, que sediaria os Jogos Olímpicos, formulou um amplo plano de ação para desenvolver a infraestrutura necessária para a competição. A transformação não se restringiu a estádios e ginásios esportivos. Foi preparado um planejamento estratégico, envolvendo diversos pontos, para tornar a cidade referência em turismo e negócios na Europa. Uma equipe multidisciplinar de 500 pessoas, entre gestores culturais, arquitetos, agentes públicos e representantes de instituições econômicas, foi envolvida na elaboração do projeto.

Na pauta, as prioridades eram melhorar a gestão urbana nos bairros, praças e ruas; ampliar o transporte público e as infraestruturas de mobilidade urbana; recuperar a orla marítima; aumentar a capacidade de operação do porto e do aeroporto; e, por fim, atuar na regeneração urbana e ativação econômica de bairros pobres. Para realizar um projeto ambicioso como esse, foram necessários 4 anos de trabalho e investimentos.

8589130422587-barcelona-city-wallpaper-hd

Todas as ações visavam à melhoria da qualidade de vida da população, incluindo os serviços básicos e as condições de uso dos espaços públicos. Outra meta fundamental era construir uma cultura de inovação e tecnologia, projetando Barcelona em um cenário internacional – o que a tornaria mais tarde um polo de feiras, congressos e turismo.

Quem já teve a oportunidade de visitar a cidade deve saber que o plano deu certo. Além do volume de turistas, Barcelona está entre os principais destinos europeus para negócios e reuniões internacionais. Outro destaque positivo são as conquistas em relação ao transporte e a ocupação das primeiras colocações no ranking de progresso entre as cidades europeias.

 

É possível recuperar uma cidade por meio de um plano estratégico bem estruturado e executado.

Qual a Visão de Futuro para a sua cidade?