Belo Horizonte, MG tem 1 atitude empreendedora

Iniciativa do Grupo Corpo abre o universo da arte para jovens moradores da periferia de BH

Projeto realiza oficinas com diversas temáticas artísticas além da dança

O Grupo Corpo é reconhecido como um dos melhores do mundo de balé contemporâneo. O que nem todo mundo sabe é que existe outro projeto que a companhia mineira desenvolve há 17 anos em Belo Horizonte (MG). O Corpo Cidadão promove a educação de crianças e jovens em comunidades de risco por meio da arte.

Desde a fundação da ONG, muitos jovens foram beneficiados com oficinas de dança, capoeira, percussão, pintura, entre outros programas de capacitação. Confira alguns depoimentos de participantes que tiveram suas vidas mudadas pelo projeto:

A iniciativa tem abrangência municipal, sendo realizado em diferentes regiões da capital mineira. Cada unidade conta com equipes compostas por profissionais da dança, envolvidos de alguma forma com a companhia. As oficinas são sempre gratuitas e abertas a crianças a partir de 5 anos e jovens de até 26 anos.

Outro braço do Corpo Cidadão é a capacitação utilizando grupos experimentais. Dessa maneira, os participantes do projeto podem compartilhar o aprendizado em suas comunidades, como foi o caso da bailarina Patrícia Nara. Aos 21 anos, ela é educadora em um projeto social no Aglomerado da Serra, uma região de vilas e favelas da zona centro-sul da cidade.

20141216085009326661o

Ficou curioso para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Corpo Cidadão? Fique de olho no site! Todos os anos eles apresentam um espetáculo de dança no Palácio das Artes. Audições para novos talentos são abertas regularmente, como aconteceu no último mês de abril.

É a arte transformando uma cidade e mostrando novos caminhos para jovens carentes. No ano passado, um aluno do projeto foi aceito no Grupo Corpo como bailarino profissional. As oportunidades são várias para os jovens e para a cidade.