Bogotá, Colômbia tem 1 atitude empreendedora

Projeto na Colômbia pretende implantar bibliotecas em parques

A intenção é estimular a leitura em 51 parques de Bogotá

Os “Paraderos Paralibros Paraparques” são pequenas bibliotecas abertas instaladas para tentar suprir a ausência de bibliotecas em algumas zonas da cidade de Bogotá, capital da Colômbia. Atualmente eles estão espalhados em 51 parques, oferecendo a leitura como alternativa de lazer a pessoas de todas as idades.

Organizados pela Fundalectura em parceria com os parques da cidade, os PPPs são mantidos por voluntários e ficam abertos durante 12 horas diariamente. É possível emprestar um dos 300 livros do acervo por até 8 dias, com possibilidade de renovação – como uma biblioteca normal, mas ao ar livre.

colombiapost

Os Paraderos são um dos projetos de leitura em “lugares não-convencionais” fomentados pela Fundalectura, que também incluem Biblioestações no Transmilénio, que são bibliotecas com cerca de 1.000 livros cada, instaladas em estações do sistema de BRT de Bogotá. A Fundalectura também estimula leituras em hospitais (projeto Leer Para Sanar), um programa para incentivar a leitura entre feirantes e compradores dos mercados públicos da capital colombiana, o “Puestos de Lectura en Plazas de Mercado”, entre outros.

 

Quem fez acontecer?

Fundalectura. Saiba mais neste link.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?

Compartilhe com seus amigos ou crie seu kit Minha Cidade Empreendedora e veja como fazer suas ideias acontecerem!

Fotos