Campinas, SP tem 1 atitude empreendedora

Prefeitura de Campinas leva alimentação de qualidade às escolas públicas

Parceria com o CEASA transformou a merenda da cidade em uma das melhores do país

Insatisfeita com a qualidade da comida oferecida nas escolas públicas da cidade oferecida por três empresas privadas, a Prefeitura de Campinas aderiu em 2002 ao programa de municipalização da alimentação escolar. Isso significa tomar as rédeas do fornecimento de alimentos para suas próprias crianças.

numsei

Hoje, o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas oferece mais de 20 milhões de refeições por ano feitas com alimentos frescos do CEASA local. São 569 escolas, entre municipais, estaduais e entidades conveniadas beneficiadas com 16 tipos de cardápios elaborados diariamente de acordo com a faixa etária: ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Estudantes com necessidades especiais, como diabetes, intolerância à lactose, glúten ou com necessidade de alimentação enteral também são atendidas com produtos especiais.

Os cardápios foram montados por um grupo de 10 nutricionistas e 30 outros administradores que criaram refeições baseadas na disponibilidade de alimentos ao longo do ano. As refeições são preparadas por mais de 900 cozinheiros das escolas, treinados pelo programa em uma cozinha experimental montada pelo próprio CEASA. Nesta cozinha, são feitos testes de novas receitas, cursos e programas de aperfeiçoamento dos cozinheiros. A introdução de novos alimentos e ingredientes ao cardápio escolar depende dos resultados de testes de aceitação feitos com os alunos nessa cozinha experimental.

A merenda de Campinas é uma das mais bem avaliadas do Brasil. Já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar por sua qualidade e também por apresentar uma alternativa ao padrão do país de contratação de empresas terceirizadas. Ao colocar a operacionalização em uma Central de Abastecimentos pública, não há custos administrativos e os alimentos são asseguradamente frescos, provenientes dos mais de 1000 produtores cadastrados pelo CEASA de Campinas.

Quem fez acontecer?

Prefeitura de Campinas em parceria com a Central de Abastecimento e Serviços Auxiliares (CEASA) de Campinas.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?

Compartilhe com seus amigos ou crie seu kit Minha Cidade Empreendedora e veja como fazer suas ideias acontecerem!