Chapada Diamantina, B tem 1 atitude empreendedora

Projeto Sempre Viva promove preservação ambiental e ecoturismo na região de Mucugê

Município baiano, localizado na Chapada Diamantina, virou modelo de sustentabilidade no Brasil

O Projeto Sempre Viva foi criado inicialmente visando à proteção das sempre-vivas da Chapada Diamantina, na Bahia. Cresce na região a Syngonanthus mucugensis Giulietti, ou sempre-viva de Mucugê, uma variedade da planta que está ameaçada de extinção devido à sua exportação ilegal para Japão, Estados Unidos e Europa por mais de 30 anos.

parque03

Atualmente, a extração era feita por populações carentes de Mucugê e região. Ao interferir na extinção dessa cadeia predatória, o projeto se tornou o mais bem sucedido da linha Projetos de Execução Descentralizada (PED) do Ministério do Meio Ambiente. O Sempre Viva surgiu a partir de parceria entre a Prefeitura de Mucugê, o Governo do Estado da Bahia, o Ministério do Meio Ambiente, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Salvador, a Universidade Estadual de Feira de Santana e a Caixa Econômica Federal.

Entre as ações, estão a implantação de um sistema de informação geográfica na cidade para controle de produção e monitoramento das áreas onde a espécie cresce, um projeto de educação ambiental em escolas e também para os adultos, o Parque Municipal de Mucugê e também uma Unidade de Cultivo Experimental. A Unidade estuda o cultivo da planta, que tem alto valor comercial, para promover a comercialização sustentável e também o repovoamento dos campos onde a espécie foi dizimada.

parque01

Atualmente, o projeto é autossustentável, gerando renda a partir da cobrança de entrada (R$ 3) ao Parque Municipal do Mucugê e venda de souvenirs. O sucesso vem estimulando a criação de parques municipais nos municípios vizinhos, como Andaraí, Lençóis, Itaetê, Barra da Estiva e Ibicoara. As pesquisas, que antes eram destinadas apenas para as sempre-vivas, foram propulsoras de outros 20 estudos, que estudam espécies do ecossistemas da região. O Sempre Viva é atualmente uma referência para projetos ambientais na região da Chapada Diamantina, comprovando que apostar na defesa ambiental é possível, sustentável e gera renda.