Chi Phat Unit, Vietname tem 1 atitude empreendedora

ONG mobiliza comunidade no Camboja a cuidar de sua infraestrutura

Moradores da região de Chi-Phat passam a promover a preservação da flora e fauna por meio de ecoturismo sustentável

Chi-Phat, pequena cidade no Camboja, está situada no meio de um paraíso nas Montanhas de Cardamomo.   Olho cidades empreendedoras18

A ONG Wildlife Alliance tenta reverter esse quadro por meio de um projeto de engajamento dos moradores da região de Chi-Phat na promoção de turismo sustentável. Desde 2002, a ONG estimula a comunidade a ser a própria promotora do ecoturismo nas Montanhas de Cardamomo, por meio de treinamento em hospitalidade, eco-guias, inglês, uso de computadores e contabilidade. A comunidade também recebeu investimento em forma de infraestrutura, como 200km de trilhas na floresta, acampamentos noturnos, bicicletas, caiaques, hospedarias e “homestays”, centro de visitantes com restaurante, manejo ecológico do lixo, entre outros. Para atrair turistas, a ONG também investiu em marketing para promover as Montanhas de Cardamomo em guias turísticos, agências de viagens e na mídia.

10514690_10153242105540676_8826817649344886021_n

Hoje, graças à intervenção da ONG e ao engajamento da comunidade local, caçadores se converteram em guias que sabem tudo sobre as plantas e animais da área. Os produtores do ecoturismo agora são as 245 famílias que atuam direta e indiretamente como guias, oferecem homestay (turistas ficam nas casas das famílias e compartilham refeições), trabalham no reflorestamento de áreas destruídas pelo fogo e produzem de alimentos. Atualmente, os incêndios diminuíram em 95%, mas ainda há caça e desmatamento. Mesmo assim, essas atividades são ilegais e ações policiais e judiciais podem colocar um fim real nessas práticas.

 

Quem fez acontecer?

ONG Wildlife Alliance, em parceria com a comunidade de Chi-Phat