Cidade do Panamá, Panamá tem 1 atitude empreendedora

Programa de televisão da Cidade do Panamá instala buracos que “twittam” pedido para serem tampados

Cada vez que um carro passa por um buraco na rua, um tweet é enviado para a conta oficial do Ministério de Obras Públicas do Panamá

O programa de televisão Telemetro, um dos maiores influenciadores televisivos do Panamá, se aliou à agência P4 Ogilvy & Mather para pedir melhorias nas ruas da Cidade do Panamá. Juntos, eles criaram os “buracos twitteiros”, ou “hueco twittero” em espanhol. Grandes buracos nas vias mais movimentadas ganharam um sistema eletrônico que funciona como um “botão”. A cada carro que passa pelo buraco, o dispositivo envia uma reclamação via Twitter à conta oficial do Ministério de Obras Públicas (MOP).

O botão é um sensor de movimento, que passa um sinal de rádio para um receptor (que fica na calçada, próximo ao buraco) conectado a um sistema que envia o tweet automaticamente. Nas primeiras 24 horas dos buracos cibernéticos, o MOP já deu uma resposta oficial com objetivo de melhorar a infraestrutura viária da Cidade do Panamá.

3046925-inline-i-1-every-time-these-potholes-get-driven-over-they-tweet-a-request-to-get-fixed

A inciativa recebeu cobertura intensa no jornal Telemetro e também de outras mídias nacionais e internacionais. Graças aos tweets, as ruas vêm ganhando novas camadas de asfalto e cuidados. Os criadores do sistema estudam a possibilidade de expandir o projeto ao interior do país, além de criar dispositivos parecidos reivindicando outras melhorias para a cidade.

Veja o vídeo de divulgação (em inglês):