Cincinnati, United States tem 1 atitude empreendedora

Cidades americanas investem para atrair novos talentos

Nos EUA, a ideia é atrair jovens para fomentar os mercados e não perder clientes

O que os jovens profissionais de hoje querem? Com certeza é algo que vá além de um emprego. Isso é o que dizem as pesquisas que afirmam que essa nova geração de profissionais deseja se fixar em cidades com amenidades e facilidades urbanas que permitem tanto um ambiente fértil para o trabalho (com empresas inovadoras e oportunidades) quanto um ambiente cheio de possibilidades de entretenimento e diversão. E, do ponto de vista desta nova geração, vida pessoal e profissional estão intimamente conectados e se equilibram na balança de prioridades.

E na batalha global por talentos, onde os profissionais demandados têm muitas opções, as cidades precisam estar preparadas para atender e satisfazer esses “clientes” ou arriscarem perdê-los para um concorrente melhor preparado.

Confira o que cidades norte-americanas oferecem atualmente para atrair esses talentos.

– Cincinnati

lando-macys-350

Apesar da cidade ter sido listada pela revista Time no ranking dos 100 melhores lugares para se começar uma carreira, um dos grandes desafios era a falta de uma opinião formada sobre a cidade. Ninguém afirmava ser ruim ou boa, ficavam neutros. Essa foi a chance de se criar um buzz na mídia e causar uma boa impressão com várias iniciativas.

Ter uma área urbana vibrante é parte fundamental da mistura, além de bairros tranquilos e passíveis de se andar a pé com segurança. E, acima de tudo, as pessoas querem se conectar a outras. Para isso, foi criado o programa HYPE que coordena encontros entre empresas e profissionais e também promove eventos como C-Change e Cincy Next, ambos de networking e conexão.

– Pittsburgh

inno_alphalab_11_18_13

Innovation Works é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a estimular o empreendedorismo em Pittsburgh e tem uma meta ambiciosa: fazer com que a cidade do aço se transforme no próximo Vale do Silício. E isso está realmente funcionando.

O cenário crescente de empreendedorismo está atraindo novos talentos para Pittsburgh, que agora é vista como um lugar onde criativos podem encontrar uma carreira e um custo de vida acessível. Um dado que comprova: a população da cidade entre 20 e 34 anos de idade cresceu sete por cento nos últimos cinco anos.

– Denver

FE08CSCOVER_CM01

Associado a uma cultura de empreendedorismo, a cidade também investe pesado em placemaking, um conceito amplo que representa toda uma maneira de encarar os espaços urbanos ao revisar o papel dado aos espaços públicos nas comunidades e cidades. É ao mesmo tempo um processo e uma filosofia estritamente ligados à participação ativa dos cidadãos nas mudanças.

Denver está agora em segundo lugar no ranking de atração do jovens millennials, de acordo com a Brookings Foundation. E muito de seu sucesso tem a ver com investimentos públicos em placemaking que vão desde parques à infra-estrutura para o transporte público.

– Washington D.C.

2013_4_14_jhall_capitalbikeshare_4

Com a batalha para atrair e reter talentos por toda a nação norte-americana, os setores públicos e privados estão começando a projetar espaços e lugares que atraem essa próxima geração. E em nenhum outro lugar dos EUA isso fica mais evidente do que na capital do país.

O esforço de placemaking está voltado para a economia compartilhada em larga escala. Existe, por exemplo, uma área na cidade que recebeu altos investimentos da construção civil para o desenvolvimento de habitações diretamente conectadas à essa nova geração que abraça naturalmente conceitos como bikesharing, carsharing e coworking no dia a dia. Os apartamentos são pequenos, mas as comodidades são enormes, com espaços de entretenimento para se divertir e colaborar.

Isso significa que cidades empreendedoras naturalmente atraem mais talentos empreendedores e esse ciclo virtuoso só tende a beneficiar toda a população.

Quem fez acontecer?
Várias iniciativas públicas e privadas de diferentes cidades norte-americanas.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?
Compartilhe com seus amigos ou crie seu kit Minha Cidade Empreendedora e veja como fazer suas ideias acontecerem!