Copenhage, Dinamarca tem 1 atitude empreendedora

Um espaço criativo e compartilhado voltado para o empreendedorismo

Foi criada em Copenhagen uma incubadora de residências para jovens que querem desenvolver soluções criativas para o empreendedorismo

Já vimos muitas incubadoras para empresas da indústria criativa ou espaços de coworking surgirem nos últimos tempos. O discurso é sempre o mesmo: um ambiente de liberdade criativa para mentes igualmente criativas trocarem ideias e fazerem seus negócios acontecerem. Até aí nada de errado, precisamos mesmo de cada vez mais espaços dedicados e que estimulem o empreendedorismo e a inovação. Agora pense nas pessoas que estão por trás destas ideias, projetos, startups e empresas. Onde moram? Como vivem? Em Copenhagen existe uma “incubadora residencial” para estes perfis de empresários.

empreendedorismocriativo

Seis empreendedores dinamarqueses lançaram o Nest Copenhagen, o primeiro espaço de convivência criativa do país destinado aos inovadores do amanhã. Porque, de acordo com os idealizadores, existe vida fora do trabalho até mesmo para quem é empresário.

empreendedorismocriativo2

Que fique claro: Nest não é um espaço de coworking e muito menos uma república de estudantes. As pessoas que vivem lá geralmente já têm um lugar para trabalhar e o que elas precisam é de um lar para compartilhar momentos com outras mentes criativas. empreendedorismocriativo3

Em termos práticos, Nest é um conjunto de quatro apartamentos com quartos para 20 empreendedores. Isso significa dividir o mesmo lugar com outros 4 ou 6 indivíduos, tendo um quarto individual, é claro, já que ninguém ali ainda é estudante universitário.

Existe uma seleção para se garantir que todos os “incubados” tenham ideias minimamente parecidas com relação ao empreendedorismo, inovação e criatividade. Para quem acha que 20 jovens vivendo em um mesmo prédio só poderia dar margem para festas intermináveis, os idealizadores do Nest avisam que festas serão inevitáveis, mas a maioria destas pessoas trabalham a maior parte do tempo, logo, a troca de ideias entre elas será a prioridade.

O valor disso tudo? Depende do tamanho do quarto escolhido. O aluguel pode variar entre 4.500 e 8.000 coroas dinamarquesas (o equivalente a R$ 1.940 e R$ 3.500) com tudo incluído: aluguel, internet, água, energia elétrica, etc. Os idealizadores não ganham nada com isso. Eles criaram a comunidade porque também queriam morar em um lugar como esse.

Será que uma ideia assim funcionaria bem no Brasil? Qual sua opinião?

Leia mais sobre empreendedorismo: