Esmirna, Turquia tem 1 atitude empreendedora

Mobiliário urbano feito pelos moradores

Cansados de esperar, criativos de uma cidade turca decidiram construir espaços de convivência sem depender da iniciativa dos governantes

Esmirna, uma província turca banhada pelo bar Egeu tem grande potencial para convivência humana. A cidade, tem paisagens inspiradoras propícias para encontros criativos. Mesmo assim, a cidade não oferecia a estrutura correta para tirar proveito da situação e do ambiente. Por isso, alguns habitantes tomaram uma iniciativa e transformaram o cenário por lá.

Na província, uma das atividades mais procuradas por quem mora ou visita é o passeio à beira-mar. No entanto, as pessoas andam por ali, mas não conseguem permanecer no local pois ele não foi feito para ser ocupado. Mesmo assim, as pessoas ainda querem estar lá e sentar na calçada para olhar o mar e conversar com amigos.

IM000098.JPG

A boa notícia é que tudo mudou por 40 dias no último inverno quando uma série de plataformas apareceram em um ponto central ao longo da costa urbana. Estas plataformas ofereciam um labirinto flutuante de espaços concebidos para banhos de sol, pesca, relaxamento, leitura e até mesmo para dançar e, claro, muitas selfies.

lead_large

A novidade se trata de uma instalação temporária criada pelo escritório de design Iyiofis e faz parte de um movimento, ou melhor, um micro-manifesto sobre micro-urbanismo. O Think Micro preza pequenas ideias que são boas o suficiente para causar um grande impacto.

De acordo com o escritório, a motivação para o projeto inicial das plataformas veio pela constatação de que a maioria do planejamento e design nos países em desenvolvimento, como a Turquia, depende de grandes decisões políticas vinculadas às campanhas eleitorais. Estes projetos, geralmente grandiosos, utilizam igualmente grandes terrenos dentro das cidades onde a maioria dos eleitores estão. Os arquitetos e designers, então responsáveis pelo Think Micro, acreditam que pensar no espectro oposto de grandes escalas pode beneficiar outras áreas e talvez façam os líderes enxergarem a importância deste tipo de ação.

A iniciativa não depende apenas do incentivo privado, já que o esforço dos designers é construir coisas em escala humana que possam ser facilmente replicáveis em prol de melhorias urbanas que respondam às necessidades dos moradores locais. Basta a colaboração e o trabalho em equipe para que as ideias se multipliquem.

9dda3eddf

Um belo exemplo para inspirar pessoas no mundo todo, independente se fazem parte da política ou se são cidadãos comuns.