Fort Collins, Estados Unidos tem 1 atitude empreendedora

Cidade dos EUA cria projeto de implementação de jardins solares

Em Fort Collins, nos EUA, se torna cidade modelo de produção de energia solar

Nos EUA, uma pesquisa concluiu que de 10 norte-americanos, 9 são favoráveis à utilização e implementação de energia solar. Logo, não há falta de demanda por recursos renováveis, certo? E mesmo sem pesquisas concretas no restante do mundo, podemos afirmar que este pensamento talvez se estenda a muitos outros países do globo. No entanto, alguns fatores sobre a introdução de painéis solares para extrair a energia do sol impedem o progresso da iniciativa. Dentre os quais é possível destacar: nem todo mundo é dono da sua própria casa para instalar os equipamentos necessários, algumas áreas recebem pouca luz durante o dia (principalmente nos prédios de grandes cidades) e a grande maioria simplesmente não consegue cobrir os custos iniciais que ainda são muito elevados.

A boa notícia é que uma das soluções para esses problemas acima pode estar contida no potencial de uma única palavra: comunidade.

ftcollins2-560x375

Jardins solares estão sendo desenvolvidos em conjunto com várias pessoas de uma mesma comunidade. Assim, além de fornecer energia para muitos moradores de uma só vez, é também possível reduzir os custos de equipamentos e instalação, e ainda inspirar outras comunidades a seguir o mesmo exemplo.

Ft.-Collins11

É o caso da cidade de Fort Collins, no Colorado (EUA), que deve ser indicada como a primeira cidade modelo a adotar jardins movidos a energia solar para abastecimento de uma área no centro da cidade.

O programa faz parte de um esforço amplo chamado de FortZED, uma parceria tripla entre o governo local, o setor acadêmico e o industrial. De acordo com os idealizadores do projeto, ao se levar em consideração os pontos fortes de cada parceiro e compensar as deficiências, o FortZED poderá se posicionar na vanguarda de uma nova economia energética para o país.

Além da energia solar, outros aspectos do programa incluem o desenvolvimento de uma grande fazenda de eólica e estudos referentes à capacidade de armazenamento e distribuição das energias renováveis.

Uma ideia que só foi possível com a união de várias mentes e um único objetivo – transformar a realidade para melhor. Ponto para Fort Collins.

 

Quem fez acontecer?

O governo local, empresas privadas e universidades.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?

Compartilhe com seus amigos ou crie seu kit Minha Cidade Empreendedora e veja como fazer suas ideias acontecerem!