Hertogenbosch, Holanda tem 1 atitude empreendedora

Ponte ou parque elevado?

Na Holanda, projeto une dois bairros proporcionando segurança e natureza para pedestres e ciclistas

Imagine-se vivendo em uma cidade onde é preciso pegar o carro para chegar em um bairro próximo ao seu porque o acesso é complicado por bicicleta ou mesmo a pé. Linhas de trem e estradas impedem a mobilidade de um ponto ao outro. A solução seria construir uma ponte? Na Holanda, na cidade de ‘s-Hertogenbosch teve esta ideia, mas acabou elaborando um projeto muito maior.

632_Paleisbrug_N6_website-770x513

A Paleisburg (nome da edificação) é um parque suspenso e uma ponte ao mesmo tempo. A estrutura tem vias para pedestres, ciclovia e projeto paisagístico com vários tipos de plantas. A ponte mede 250 metros e liga o centro histórico de ‘s-Hertogenbosch a uma área chamada Paleiskwartier, que vem se desenvolvendo recentemente e reúne universidades, casas e escritórios.

632_Paleisbrug_N9_website-770x513

O diferencial deste projeto está em sua base, feita de placas de aço à prova de mudanças climáticas que proporcionam uma vida útil de, no mínimo, 100 anos. Além disso, foi instalado um sistema de aquecimento do chão para que a ponte não congele no inverno e evite a necessidade de jogar sal durante esta estação do ano – uma prática para derreter neve que acaba diminuindo a durabilidade das estruturas metálicas.

Outro destaque do projeto fica por conta da vegetação. O esquema de árvores e arbustos divide a ponte em três áreas, cada uma com características diferentes. Existe a seção com plantas de estilo savana, outra com vegetação mais alta e densa e no meio encontra-se uma flora mais baixa – para não atrapalhar a vista. A diversidade permite que durante todo o ano floresçam diferentes espécies vegetais.

ponteholanda3

A ponte ainda é composta por bancos e iluminação de LED, alimentada por energia solar. Isso a torna muito mais convidativa e segura, inclusive durante à noite.

ponteholanda4

E aí na sua cidade? Uma ponte dessas traria mudanças significativas? Compartilhe seus impressões nos comentários.