Honolulu, Estados Unidos tem 1 atitude empreendedora

A solução da agricultura pode estar nos centros urbanos

Em Honolulu, no Havaí, ações têm provado que ao se pensar a relação das pessoas com a terra, de uma maneira sustentável, a economia e o social saem vitoriosos

Quando pensamos no Havaí, as imagens vêm naturalmente à cabeça são de paisagens paradisíacas, praias e natureza exuberantes. Até certo ponto essa visão é correta, já que é a referência mais conhecida do estado norte-americano.

Rainbow_Falls_Hilo

No entanto, tanta exuberância esconde uma realidade que tem custado caro, literalmente, aos habitantes. A agricultura não é nem de longe suficiente para abastecer a demanda interna. Isso significa que o estado importa até 85% de toda a comida consumida pela população. Agora, imagine quanto isso custa no dia a dia.

Tanta natureza para nada, diriam alguns. No entanto, a situação é mais complexa e abrange conceitos sociais intricados. Fora o alto custo de vida, com a gasolina e a habitação entre os mais elevados do país, que não colabora para o estímulo da agricultura entre a população. O desenvolvimento urbano e o turismo sempre representaram mais os interesses de investimento dos cidadãos locais.

A boa notícia é que existem pessoas e iniciativas dispostas a mudar essa relação entre moradores locais e o uso da terra. Hunter Heaivilin é diretor de três entidades sem fins lucrativos focadas em agricultura em Honolulu. Ele também é diretor da Asia-Pacific Center for Regenerative Design e trabalhou em projetos de desenvolvimento sustentável no Haiti, Peru, Vanuatu e, claro, no Havaí. Para ele, a solução para a situação da agricultura no estado é criar uma floresta urbana de alimentos no centro de Honolulu.

80b389437

Ele acredita que o crescimento urbano pode ser gerenciado com uma melhor utilização dos próprios recursos naturais do Havaí, através de conhecimento e mudança de mindset. Para tanto, a primeira investida concentrou esforços no bairro de Kaka’ako, em Honolulu, uma zona anteriormente industrial que sofreu mudanças dramáticas nos últimos tempos. Inicialmente considerado local de projetos de desenvolvimento do setor de turismo de luxo, passou a receber um grande acampamento de desabrigados.

O pontapé então se deu com a instalação da Urban Farm Hawai’i que vai cultivar banana e uma grande variedade de legumes. Os envolvidos no projeto esperam que a irrigação cuidadosamente gerida a partir do aproveitamento da água de chuvas vai fazer com que o potencial verde do lugar ganhe destaque rapidamente e, consequentemente, conquiste a importância na mente da comunidade do entorno.

Todos os projetos criados por Heaivilin têm como objetivo a mudança social aliada a transformações culturais através do compartilhamento de conhecimento. É isso que ele tem feito no Havaí e alguns outros lugares do mundo. Abaixo você pode conferir uma palestra em um evento TEDx em que ele conta como sua vida gira em torno de ideias que possam fazer com que pessoas interajam melhor com o lugar onde vivem e enxergam o potencial natural escondido.