Hyderabad, Índia tem 1 atitude empreendedora

Escolas na Índia geram energia solar e não ficam mais sem luz

A iniciativa é parte do projeto “Hyderabad Sustentável”, feito em parceria com governo alemão

Hyderabad, capital do estado indiano Andhra Pradesh, tem estimadamente 7 milhões de habitantes – e está crescendo em ritmo acelerado. Um dos grandes desafios desse aumento populacional é a criação de um modelo sustentável para suprimento de energia. Apagões são comuns e as escolas são bastante afetadas pela falta de energia. Para ajudar a resolver o problema, a prefeitura de Hyderabad se aliou ao Ministério de Educação e Pesquisa do governo alemão e a Universidade de Humboldt, em Berlim.  Foi criado o “Hyderabad Sustentável”, que vem implantando uma série de projetos piloto, um deles o “Escolas Movidas à Energia Solar” (Solar Powered Schools).

escolasustentáveldest

Graças a iniciativa, duas escolas e o centro do Instituto Goethe na cidade foram equipados com painéis solares em seus telhados. O dispositivo gera energia confiável e a baixíssimo custo. Com a alternativa solar, as escolas se tornam à prova de cortes energéticos. As aulas, especialmente de computação, não são mais interrompidas por um problema estrutural.

HY15SCHULTZ_1364144f

Além disso, a implantação da tecnologia na infraestrutura das escolas tem o objetivo de estimular o conhecimento acerca dela, com a esperança de que outros órgãos públicos, empresas privadas e casas particulares passem a investir na solução. Para ajudar nessa difusão de informação, as crianças das escolas são envolvidas no processo de instalação e manutenção dos painéis solares. Assim, elas podem compreender os usos e vantagens da energia renovável e atuar como defensoras da alternativa dentro de casa e entre os vizinhos.

 

Leia mais: