Itatiaia, MG tem 1 atitude empreendedora

Itatiaia faz parceria com galeria de arte e reinventa seus muros

As intervenções artísticas chamam a atenção para desafios e potencialidades da cidade do interior de MG

Uma cidade parada no tempo, ou melhor, no seu tempo. Itatiaia (MG) é daquelas vilas que você quase não se lembra que existem e, quando descobre, quer saber mais.

No último mês de maio, os muros da cidade ganharam contornos de spray e tinta coloridos. A associação de moradores da cidade fez uma parceria com a galeria de arte Quartoamado, de Belo Horizonte, para que Itatiaia fosse o destino de um projeto de residência artística.

5.-Thiago-Alvim-Casa-04-Pronta

Clara Valente e Thiago Alvim foram os escolhidos para abrir esta série de residências que a associação e a galeria planejam realizar ao longo do tempo, sem prazo de validade. Os dois chegaram à vila que fica entre as cidades de Ouro Preto e Ouro Branco abertos à inspiração rústica e histórica do local, com o compromisso de não intervir em suas estruturas físicas, respeitando o estado dos muros e casas.

3.-Clara-Valente-Casa-05-Pronta

20.-Thiago-Alvim-Casa-01-Pronta

A ideia foi interagir com os habitantes e ressaltar a beleza original da cidade. Confira alguns depoimentos no vídeo abaixo sobre a primeira etapa da Residência Itatiaia por Quartoamado:

A arte Quem vem de fora é influenciado pela história e um ritmo de vida diferente enquanto que os locais enxergam um mundo de possibilidade pelo simples contato e prazer de ser fazer arte. Além, é claro, de toda a atenção que pode ser revertida em potencial turístico para a cidade.

O projeto, como já dissemos, não tem data para terminar. E os primeiros resultados começam a aparecer: além de deixar os habitantes de Itatiaia mais orgulhosos, a intervenção artística está despertando a atenção de um novo perfil de turista.

Quem fez acontecer?

A associação de moradores da cidade em parceria com uma galeria de arte.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?

Compartilhe com seus amigos ou crie seu kit Minha Cidade Empreendedora e veja como fazer suas ideias acontecerem!