Jaíba, MG tem 1 atitude empreendedora

Região do Jaíba (MG) se beneficia da indústria de doces para aproveitar a fruta madura

Entre 15 a 20% da produção de frutas maduras, que seria descartada, é destinada ao processamento em fábricas locais

Minas Gerais é o quarto estado que mais produz bananas no Brasil: espera-se uma colheita de 815.536 mil toneladas este ano. A safra vem aumentando anualmente graças às novas tecnologias e ao maior cuidado no cultivo, porém cerca de 20% da produção não é vendida para consumo in natura e seria descartada por estar muito madura ou por não atenderem às exigências de mercado, como o tamanho, por exemplo. Isso se o pensamento dos produtores não tivesse mudado.

dest5

Nos últimos anos, os produtores têm dado maior valor à fruta madura, impossível de ser transportada e vendida em mercados nas grandes cidades. Essa “sobra” está sendo vendida para processamento em indústrias alimentícias. A banana madura vira bananada, barrinhas de cereal, banana desidratada, balas, entre outros produtos. Esses alimentos conservam as propriedades nutritivas da fruta e têm validade muito maior do que in natura.

est

 

Segundo a ABANORTE (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas), cerca de 20% da produção de banana-prata da região do Jaíba, no Norte de Minas, está abaixo do padrão de venda ou muito maduras e são comercializadas pela metade do preço de mercado às fábricas de doces e outros beneficiamentos. Caso não enxergassem essa oportunidade de mercado, os produtores teriam que assumir essa parcela da produção como perda, apesar de a fruta não estar estragada.

Devido ao valor mais baixo por quilo, os agricultores só vendem a produção que seria descartada. A vantagem do uso dessa banana na indústria de doces é que, além de ser mais barata, ela já tem alto teor de açúcar naturalmente. O agricultor ganha na venda do que iria jogar fora e a indústria de alimentos economiza comprando um produto mais barato e ideal para seu processamento, pois já estão suficientemente maduras.

Essa prática pode ser transportada para outras culturas e até mesmo para outras atividades. Inspire-se, dissemine boas práticas e ajude a transformar a economia de sua cidade!