Lima, Peru tem 2 atitudes empreendedoras

Outdoor sustentável no Peru revoluciona a agricultura

Em Lima, mecanismos de purificação escondidos em um outdoor sustentável filtram a umidade do ar para cultivar alimentos saudáveis

No Peru, descobrimos que é possível resolver o problema de poluição da água com a ajuda de um outdoor. Antes de mais nada, sabemos que algumas cidades do mundo já proíbem o uso de outdoors na publicidade porque, dentre outros problemas, eles contribuem para a poluição visual. No entanto, em alguns lugares eles ainda são permitidos. Será que é possível transformar este ‘vilão’ em herói? A cidade de Lima prova que sim.

agriculturaperu

Repare bem nas alfaces da foto acima. Dá para imaginar que foram cultivadas com água coletada de um outdoor? Pois é isso mesmo que acontece ao sul da capital Lima, na comunidade rural Bujama. Um sério problema tem afetado a principal atividade comercial de seus habitantes, a agricultura. A água do rio utilizada para irrigar as plantações de verduras e frutas está contaminada com poluentes como arsênio, chumbo e cádmio que chegam aos alimentos e pratos de todos na região da capital peruana.

Foi então que a Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) se juntou à global FCB Mayo (multinacional de publicidade) para dar um uso benéfico a esse meio de comunicação. Eles criaram o Air Orchad, um outdoor com um mecanismo que filtra o ar e o transforma em água limpa que alimenta uma estufa onde são cultivados verduras e legumes livres de qualquer contaminação.

agriculturaperu

Escondidos atrás do outdoor estão 10 desumidificadores que retiram a umidade do ar que desce por tubos de PVC revestidos com nutrientes. Os tubos fazem parte de um sistema de irrigação por gotejamento de uma fazenda hidropônica que cultiva verduras saudáveis próximo a uma grande rodovia.

As verduras cultivadas são distribuídas gratuitamente para toda a população local. Basta chegar e garantir a feira da semana. Confira neste vídeo como a ideia foi desenvolvida e como beneficia os cidadãos peruanos:

A ideia pode não resolver o problema da poluição do rio, mas certamente chama a atenção para a importância do assunto e, também, para a inventividade dos pesquisadores locais que conseguiram uma alternativa para cultivar alimentos saudáveis. Um exemplo de ação em que todos os envolvidos saem ganhando.

Desenvolvedores de Lima fazem uso inteligente de dados climáticos com Arduino e internet

Projeto propõe o uso de dispositivos eletrônicos para trabalhar questões climáticas

Você sabe quantos microclimas a sua cidade tem? Faz ideia de como está a saúde do meio ambiente da região onde vive?

Para oferecer respostas para essas questões a todos os cidadãos (e descentralizar as informações técnicas dos centros de análises climáticas), desenvolvedores de Lima decidiram botar para funcionar um projeto baseado no conceito de “internet das coisas” para monitorar e criar inteligência a partir do meio ambiente em tempo real.

O Lima I/O, projeto de Antonio Cucho, Renzo Arauco, Jordi Cook e Juan Peña foi o vencedor do desafio “Desenvolvendo América Latina”, em 2012, quando propuseram o uso de Arduino para trabalhar questões climáticas.

limapost

O sistema consiste em uma rede de dispositivos com sensores meio-ambientais a ser dispostos em várias partes da cidade. Estes dispositivos enviam informação através da internet e armazenam, categorizam e geo-referenciam o que foi recebido. Dessa forma, o Lima I/O oferece serviços de consulta aos cidadãos.

É possível ter acesso a dados como: – valores, mapas e gráficos do estado do meio ambiente em um site responsivo em HTML5, acessível a partir de tablets, smartphones e computadores; – consultas através de mensagens de texto SMS sobre a situação do meio ambiente da região escolhida; O projeto ainda oferece uma API aberta, que possibilita que qualquer programador use os dados e crie novos aplicativos e projetos. Veja aqui uma apresentação de Antonio Cucho sobre o projeto, em espanhol.

Quem fez acontecer?

Programadores peruanos engajados na discussão de dados abertos, internet das coisas e arduino.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?

Compartilhe com seus amigos ou crie seu kit Minha Cidade Empreendedora e veja como fazer suas ideias acontecerem!