Los Angeles, Estados Unidos tem 2 atitudes empreendedoras

O que fazer quando é preciso mudar até as leis para concretizar um projeto

Em LA, nenhuma barreira foi suficiente para uma mulher conseguir alterar até as leis da cidade

As cidades erguidas sob asfalto, aço e cimento perpassam um senso de permanência e rigidez que não representa sua verdadeira característica: a mutabilidade. As cidades são mudadas por pessoas se conectando, conversando e dizendo o que elas querem. Você não precisa ser super politizado ou rico e influente, talvez você só precise de um problema para resolver.

Screenshot (3)

Este é o caso da Tara Kolla, moradora de Los Angeles, nos EUA, e fundadora da Silver Lake Farms, uma fazenda sustentável de flores orgânicas cultivadas perto do centro da cidade. Sua história protagoniza uma onda de mudanças que aconteceram em LA na última década no que diz respeito à agricultura urbana.

farm

No início dos anos 2000, a cidade de Los Angeles possuía leis muito rígidas e sem sentido sobre várias atividades que iam de compostagem, apicultura urbana a jardinagem em calçadas. Ou seja, atividade comercial que Tara desenvolvia com sua fazenda de flores orgânicas era ilegal. Mas isso acontecia por toda a cidade, já os residentes costumavam quebrar essas regras todo o tempo.

Porém, Tara não aceitou esta situação sem sentido e correu até a prefeitura pronta para lutar pelos seus direitos. Felizmente, lá ela encontrou uma turma de outros profissionais que queriam o mesmo que ela. Foi então que eles se juntaram e organizaram um movimento que criou uma comunidade agrícola com site, identidade visual e um crescente número de adeptos. Com a pressão política do grupo, a cidade acabou por alterar uma lei que permitiu a seus cidadãos produzirem em suas terras com o intuito de vender localmente seus produtos e alimentos.

Tara, que tornou-se uma referência local na luta por direitos, disse que nunca teve ideia de que ela poderia fazer uma mudança e, muito menos, do seu próprio poder como cidadã. Toda a mudança que aconteceu em Los Angeles foi graças a pessoas que amam o que fazem e estavam dispostas a enfrentar os obstáculos para concluir um proejto. A motivação era um autêntico desejo de mudar o ambiente social em que viviam e trabalhavam.

É de se aplaudir e se inspirar!

Fundação em Los Angeles oferece 1 milhão de dólares para projetos focados em melhorar a cidade até 2050

Prêmio tem o objetivo de incentivar a manifestação de novas ideias vindas da população

Se você tivesse um milhão de dólares para construir a cidade dos seus sonhos, o que você faria? Com essa pergunta em mente, a Goldhirsh Foundation financiou o LA2050, que tem o objetivo de criar uma visão compartilhada para o futuro da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Foram escolhidas 10 ideias, 5 votadas pelo público e 5 eleitas por um júri técnico, que receberão 100.000 dólares cada uma para colocá-las em prática.

lasec

A construção coletiva do LA2050 começou em 2013, quando Angelenos de todas as áreas da metrópole puderam enviar sugestões de melhorias para determinar quais seriam as prioridades do projeto, os LA Goals. As diferentes visões foram recolhidas pela internet e também em eventos presenciais em diversas partes da cidade – mais de 29 mil pessoas manifestaram suas ideias.

Depois dessa etapa, as múltiplas opiniões foram condensadas em um relatório, o LA2050 Report e em 5 objetivos principais: Brincar, Conectar, Criar, Aprender e Viver saudavelmente. Cada um dos objetivos tem 14 métricas claras para medir o sucesso das iniciativas. Isso feito, foi aberto edital para envio de projetos direcionados para cada um desses objetivos, que foram submetidos por organizações de todos os tipos e disponibilizados para votação.

ladest

Os ganhadores variam em escala de implantação. Há iniciativas pequenas para transformar comunidades, como o projeto de implantar 75 hortas comunitárias em escolas, que será feito pela organização Enrich LA. Mas também foram financiados programas desafiadores para todas as esferas da cidade, como o de implantação de 100% de sustentabilidade de energia, água e outros recursos naturais da região metropolitana Thriving in a Hotter LA, proposto pelo UCLA Challenges, programa da Universidade de Los Angeles que envolve professores, estudantes e a comunidade da instituição.

Conheça os 10 projetos ganhadores aqui.

Quem fez acontecer?

Goldhirsh Foundation, baseada em Los Angeles

Você também quer transformar sua cidade?

Acesse nossa ferramenta Minha Cidade Empreendedora e saiba mais.