Macapá, AP tem 1 atitude empreendedora

Macapá discute Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Capital do Amapá realiza debates para montar estratégia e melhorar rede de transportes

Macapá reuniu representantes da cidade para discutir um plano de expansão e melhorias de sua rede de transportes. A ONG Embarq Brasil, focada em desenvolvimento urbano sustentável, montou um workshop chamado “Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana”. Representantes de secretarias municipais, entidades ligadas ao setor de transportes e gestores públicos alinharam informações sobre atividades e responsabilidades de cada órgão. Na reunião, eles também conheceram as melhores práticas internacionais para construir, junto à população, o melhor caminho para o sucesso dos projetos.

planodemobilidade

“Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana” é coordenado pelos especialistas da Embarq Brasil e implantado em diversas cidades brasileiras como Londrina, Juiz de Fora, Pelotas e Macapá. O objetivo é ajudar as cidades a desenvolverem a mobilidade urbana privilegiando os interesses dos cidadãos. Em Macapá, os participantes debateram a necessidade de ressaltar a geografia única da cidade, banhada pelo rio Amazonas e localizada na Linha do Equador. O interesse em se tornar referência em sustentabilidade e qualidade de vida na região amazônica foi apontado pela maioria.

planodemobilidade

Oito eixos principais foram discutidos no workshop: transporte coletivo; participação popular; sistema viário; pedestres e ciclistas; transporte de carga; espaços públicos; taxis e mototaxis; e veículos privados.

E em sua cidade, como está a discussão sobre mobilidade urbana? Vocês têm acompanhado as tendências e aplicações de soluções tecnológicas?

planodemobilidade