Nairobi, Quénia tem 2 atitudes empreendedoras

O Leite no Quênia

Queniano faz o redesign de um recipiente de leite e muda a vida da população

Queniano faz o redesign de um recipiente de leite e muda a vida da população

Em Nairobi, Quênia, uma nova ideia para o recipiente de transporte do leite ajudou a criar negócios mais lucrativos e oferecer um produto mais seguro para o consumidor

Para a maioria de nós, leitores deste site, beber leite não parece uma atividade arriscada, uma vez que compramos o produto já filtrado, pasteurizado e tratado para o consumo final. No entanto, em alguns lugares do mundo, isso pode ser considerado um luxo, como é o caso do Quênia.

Lá, 80% do leite vem de pequenos fazendeiros rurais que não têm as condições ideais para transformar a atividade em um negócio lucrativo para suas famílias. Existe ainda outro problema: eles fazem a entrega do leite de moto ou a pé, sem qualquer sistema de refrigeração para proteger o líquido e em recipientes mal conservados.

queniasec

A boa notícia é que uma iniciativa financiada pela Fundação de Bill Gates pode ajudar a mudar essa situação com um simples redesenho do balde de armazenamento do leite. O Mazzi é um recipiente de plástico com capacidade para 10 litros concebido especialmente para o transporte de leite em regiões subdesenvolvidas, como é o caso de Nairobi, no Quênia, onde o produto está sendo implementado.

queniadest

E o que ele tem de inovador? O recipiente tem uma boca bem larga para que os agricultores possam limpar o interior facilmente. Há entalhes na lateral que facilitam a acoplagem em bicicletas ou para pendurar no ombro. Existem também escalas de medição para ajudar os produtores a obter o preço certo para seu produto. Além da forma de funil da boca – que pode ser destacada e se encaixa nas tetas das vacas – ajuda os produtores a observarem se o leite contém algum resíduo que indica doenças como o mastite bovino.

queniapost

Nos testes, o leite armazenado com o Mazzi apresentou 10 vezes menos bactérias do que o leite armazenado nos antigos baldes do Quênia. Uma ideia simples que pode mudar muitas vidas, vinda de pesquisadores e profissionais ocidentais que queriam contribuir para a transformação do mundo.