Paracatu, MG tem 1 atitude empreendedora

Plano de desenvolvimento sustentável Paracatu projeta seu crescimento até 2030

Cidade mineira pretende crescer com sustentabilidade social e ambiental, gestão democrática e redução da desigualdade

Paracatu se prepara para crescer de maneira segura e permanente com o Paracatu 2030 – Plano de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu. Montado em construção coletiva, junto a representantes do poder público, do empresariado e da sociedade civil, sua missão é “desenvolver o município, ampliando a qualidade de vida dos cidadãos e preservando o meio ambiente natural e cultural”, segundo o próprio documento. A proposta contou também com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP), da Fundação João Pinheiro, do Sebrae Minas, da Kinross Paracatu e da Votorantim Metais.

O plano Paracatu 2030 possui três princípios fundamentais: sustentabilidade social e ambiental, gestão democrática e participativa e redução das desigualdades regionais e da pobreza. Lançado em 2010, para estruturar o desenvolvimento da cidade por 20 anos, com atuação nas esferas social, ambiental, econômica e institucional do município. O objetivo é que, em 2030, Paracatu seja uma cidade melhor para se viver, com mais qualidade na educação, saúde, segurança e lazer para todos. O plano também direciona os esforços da prefeitura para criar empregos, melhorar a qualidade do ar, preservar rios e mata nativa e estimular o crescimento econômico com baixo impacto ambiental.

Para escrever o Plano, o Comitê-Gestor integrou à análise de dados, bibliografia técnica e científica sobre desenvolvimento local, entrevistas qualificadas e trabalho de campo. Além da pesquisa, foram realizadas 13 oficinas participativas, sendo seis na área urbana e sete na zona rural, e dois fóruns para validação pública dos diagnósticos e das proposições, com participação de 300 pessoas em cada um deles. As ações e metas planejadas buscam resultados de curto, médio e longo prazo, estabelecendo bases para definir prioridades e orientar tomada de decisões do poder público nos próximos anos. Espera-se que, ao final do período, Paracatu tenha construído um futuro melhor para todos seus cidadãos e continue crescendo, com respeito à natureza e à cultura local. E a sua cidade, possui uma visão de futuro? Articule-se e ajude a construir um futuro melhor!