Ponca City, Estados Unidos tem 1 atitude empreendedora

Cidade americana diversifica modelo econômico e supera o fechamento de sua principal indústria

Recrutamento e formação de pessoas, pesquisa e gestão empresarial foram as estratégias de Ponca City

Localizada no estado de Oklahoma, Estados Unidos, Ponca City é centro comercial de pesquisa, conhecida por suas facilidades corporativas. A pequena cidade, com cerca de 25 mil habitantes, apresenta baixa criminalidade, baixo custo de vida e uma comunidade ativa. Mas nem sempre foi assim.

Historicamente, cerca 80% da economia de Ponca City dependia da empresa Conoco Oil Company, que, em 1980 empregava diretamente mais 5 mil pessoas.  Em 1993, a crise atingiu o setor petroleiro local e cerca de 1400 empregos foram cortados, levando a um aumento expressivo da taxa de desemprego que saltou de 6% para 12%.

Diante dessa situação, Ponca City buscou diversificar sua economia. Em 1994, foi criado o Comitê Consultivo de Desenvolvimento Econômico (Economic Development Advisory Board – EDAB) como parte da Câmara de Comércio. Além do comitê, reduziu impostos para atrair duas grandes empresas para repor os empregos perdidos e apoiou outros 20 pequenos negócios.

Já em 2002, a Conoco Oil Company foi comprada pela Phillips Petroleum e novos postos trabalho foram reduzidos, cerca de 3500. Frente ao novo cenário, a Prefeitura adotou mudanças significativas do sistema de promoção ao desenvolvimento econômico e criou a Autoridade de Desenvolvimento de Ponca City (Ponca City Development Authority – PCDA). O órgão avaliou os recursos presentes na comunidade e as necessidades das empresas locais e, com isso, desenvolveu um programa para revitalizar a força de trabalho da cidade.

Através de uma parceria com o Centro de Tecnologia Pioneiro (Pioneer Technology Center) passou a investir ainda mais em capacitação e treinamento. O Centro é parte do sistema estadual de educação vocacional de Oklahoma e programas foram desenhados para apoiar a carreira de estudantes e aumentar a qualificação da mão de obra. O Centro também se tornou um espaço de incubadora de empresas que, em duas décadas de operação, apoiou a formação de 40 empreendimentos sendo que, 86% deles ainda estão em operação com um total de 120 empregos diretos criados.

Negócios foram atraídos para Ponca City graças à sua capacidade de recrutar, treinar e conectar talentos aos negócios locais. Empresas sediadas em Ponca City vêm produzindo a maior porcentagem de vagas especializadas e maior média de salários desde a criação do PCDA, o que rendeu à cidade diversas premiações por reter e expandir negócios, como o prêmio por melhor programa de retenção de negócios na América do Norte em 2008.

Leia o relatório completo de análise das resoluções de sucesso implantadas em Ponca City (em inglês) e se inspire para propor novas estratégias de desenvolvimento em sua comunidade.

Categoria: Infraestrutura, Indústria, Visão de Futuro