Porto Alegre, RGS tem 1 atitude empreendedora

Adesivo criado por grupo de jovens transforma a mobilidade em Porto Alegre

O que começou com uma arte se tornou uma forma criativa de otimizar o transporte público – e já toma proporções maiores

Em 2012, alguns jovens criativos e inquietos resolveram partir para a ação e começaram um movimento que tomou conta do Brasil. Eles fazem parte do coletivo Shoot the Shit e, dentre outras coisas, criaram um adesivo para informar quais ônibus passavam por determinados pontos da cidade de Porto Alegre (RS).

poadest

Na verdade, eles são mais que um coletivo, são uma organização que desenvolve projetos criativos para a transformação da cidade. E a ideia do adesivo pegou e começou a se espalhar. Foi então que eles disponibilizam a arte do adesivo para download gratuito na internet e outras cidades também entraram na onda. O que só nos mostra como apenas uma simples ideia pode gerar uma rede enorme de engajamento, certo?

Estima-se que 20 mil adesivos foram impressos em 30 cidades do Brasil, impactando cerca de 3 milhões de pessoas. A prefeitura de Porto Alegre, dois anos depois da iniciativa, resolveu criar placas indicativas inspiradas no trabalho do Shoot the Shit. Ponto para a população e para a iniciativa pública.

poasec

E o sucesso da ideia não se limitou apenas ao Brasil. Gabriel Gomes, um dos co-criadores do projeto “Que Ônibus Passa Aqui?”, esteve nos EUA para receber o prêmio do 2014 Guardian World Cities Day Challenge. Além de ter sido convidado a comparecer no Social Good Summit 2014.

De acordo com Gabriel, “a ideia não é de Porto Alegre, é do Brasil, mas nós precisamos manter o governo e as comunidades locais engajadas para evoluirmos para um próximo nível”.

poapost

Confira este vídeo com os fundadores do Shoot the Shit contando como foi a história deste projeto e da criação do coletivo.

Quem fez acontecer?

Shoot the Shit – uma organização de jovens criativos que pensam ideias e projetos para melhorar a vida nas cidades.