São João Del Rei, MG tem 1 atitude empreendedora

São João del-Rei aposta em mini bibliotecas espalhadas pela cidade para incentivar a leitura

Na cidade história do interior de Minas Gerais a Prefeitura incentiva a leitura através do estímulo da troca de livros entre os habitantes

Existem diversas iniciativas que estimulam a leitura. Com certeza você já viu e participou de alguma. E é ótimo ver algumas delas sendo propostas pelo poder público, como é o caso da Prefeitura de São João del-Rei, em Minas Gerais.

sjdrsec

O projeto Pontos Literários pretende espalhar “pequenas bibliotecas” em lugares estratégicos da cidade histórica mineira onde a movimentação de pessoas é intensa, como pontos de ônibus e na rodoviária. A ideia é fazer com que a pessoa escolha um livro para levar para casa e devolva quando terminar. No entanto, a devolução é sugerida e não obrigatória. Se ele quiser continuar com o livro, não há problema, mesmo que a campanha estimule a disseminação e compartilhamento do saber.

sjdrpost

No lançamento foram disponibilizados 2 mil títulos, mas a ideia é que o projeto se torne auto-sustentável, com a população realizando doações espontâneas.

sjdrdest

E parece que tem dado muito certo. Desde o início, os habitantes de São João têm devolvido os livros emprestados junto de outros títulos que tinham em casa. A prefeitura está recebendo os novos para catalogar e disponibilizar nas mini bibliotecas.

Quem fez acontecer?

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de São João del-Rei.

Você também quer transformar sua cidade?

Acesse nossa ferramenta Minha Cidade Empreendedora e saiba mais.