São Roque de Minas, MG tem 1 atitude empreendedora

Escola estimula o empreendedorismo em São Roque de Minas

No interior de Minas Gerais, estudantes aprendem tudo sobre negócios abrindo suas próprias cooperativas

Uma escola que ensina as disciplinas tradicionais, mas com um foco diferente e que valoriza conceitos como ética, cooperativismo e solidariedade. Esta escola existe e não fica em nenhuma capital internacional super desenvolvida. É em São Roque de Minas, cidade do interior mineiro, que funciona, há 15 anos, o Instituto Ellos de Educação (iniciais para ética, liderança, liberdade, organização e solidariedade).

SAMSUNG

A ideia do Ellos surgiu a partir da vontade de um grupo de pais em oferecer um modelo não tradicional de ensino aos seus filhos. Foi então que através da parceria entre a Cooperativa Educacional e a cooperativa de crédito Sicoob Saromcredi, surgiu a escola. Buscando sempre instigar uma visão empreendedora nos alunos, o Instituto Ellos cria uma alternativa ao êxodo rural, fazendo com que cada vez menos pessoas saíam da cidade à procura de melhores empregos e se sintam mais capacitados e estimulados a abrir seus próprios negócios.

Dentre as atividades que estimulam esse perfil empreendedor do estudante, foi criada a Feira dos Jovens Empreendedores que logo se transformou em Semana do Empreendedor, dado o sucesso da ideia. O evento é realizado anualmente e atrai empresários, além de toda a comunidade de São Roque. Quem participa pode comprar produtos, fazer cursos de capacitação e oficinas sobre empreendedorismo oferecidos pelo Sebrae Minas.

O Ellos está na ativa desde 1990 e hoje conta com 130 alunos entre três e dezessete anos de idade. E foi na parceria com o Sebrae que o ensino sobre negócios ganhou mais consistência e abriu novas possibilidades aos alunos. Estudantes de 10 anos, por exemplo, têm aula de educação e empreendedorismo com lições de motivação, liderança e marketing pessoal, além de aprender como funciona uma cooperativa.

A metodologia de ensino adotada pelo Instituto Ellos serve de modelo para outras instituições de ensino de São Roque de Minas e de municípios vizinhos. Por essa razão, o Sebrae Minas e o Sicoob Saromcredi, com o apoio da prefeitura, câmara municipal e de uma empresa privada da cidade, implementaram o projeto Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino em seis escolas públicas de São Roque de Minas e chegaram a capacitar 150 professores.

Uma ideia que merece ser compartilhada e replicada em várias cidades do Brasil.