Sacramento, Estados Unidos tem 1 atitude empreendedora

Estado da Califórnia planeja distribuir painéis solares gratuitamente

Em Sacramento, programa estadual de energia solar ajuda famílias de baixa renda

Qual é o futuro da energia no mundo? Para Diane Moss, fundadora do Instituto Renewables 100, a pergunta que devemos nos fazer não é se vai haver uma transição para fontes 100% renováveis. Segundo ela, atingimos um ponto de evolução, pesquisa e conhecimento de tecnologias que já nos permite pensar em quando e como ela vai acontecer. Moss e outros pesquisadores, professores e ativistas deram seus depoimentos para o documentário The Future of Energy, que vale a pena assistir.

Vem do estado da Califórnia, nos EUA, uma notícia animadora: líderes políticos e empresários planejam oferecer, gratuitamente, painéis de captação de energia solar para moradores de baixa renda. A ação é liderada pela Grid Alternatives, um empreendimento de energia solar sem fins lucrativos que arrecadou cerca de 15 milhões de dólares provenientes de uma lei estadual que obriga empresas a comprarem “créditos” para cada tonelada de dióxido de carbono que produzem. Serão mais de 1.600 sistemas de painéis solares gratuitos distribuídos e instalados até o final de 2016. O programa teve início na capital do estado, Sacramento, e o próprio governador o apresentou à população.

paineissolarescalifornia

Para se beneficiar do programa, a residência da família deve estar localizada em um “bairro desfavorecido”, conforme conceitos definidos pelo Estado, e os rendimentos familiares devem ser 80% menores do que a média daquela área.

Unir interesses políticos e empresariais para o bem da população é uma ideia que pode (e deveria) ser replicada em outros lugares, você não acha?