San Francisco Bay Trail, USA tem 1 atitude empreendedora

São Francisco ganha espaço físico de intercâmbio cultural gratuito

Cidade nos EUA recebeu um novo espaço para compartilhamento de ideias entre os habitantes

E se em um bairro ou região de uma cidade as pessoas pudessem partilhar um espaço físico gratuito para fazerem qualquer troca artística, social e/ou educacional? Conheça o projeto que levou a ideia de colaboração a um nível muito mais palpável e interativo no mundo offline.

O [freespace] é, na verdade, um manifesto que busca inspirar outras pessoas no mundo todo a fazer o mesmo que foi testado e realizado em São Francisco (EUA): um espaço físico aberto que convida a comunidade a entrar e oferecer aquilo que ela tem de melhor, gratuitamente. Um ponto de encontro para pessoas se juntarem para criar, ensinar, aprender e compartilhar.

O projeto (em São Francisco) é mantido com a ajuda de empresas parceiras e também conta com o apoio da prefeitura da cidade. A quase isenção de barreiras à entrada da população mesclada à uma política de liderança de portas abertas, faz com que o senso de comunidade seja alçado à sua máxima potência. Isso significa que as experiências compartilhadas no espaço podem e devem servir de inspiração em outros setores da vida dos envolvidos, fazendo com que as relações sociais e de trabalho passem por uma análise critica jamais pensada. Além, é claro, de conectar pessoas com bagagens completamente diferentes e que, teoricamente, não se encontrariam naturalmente em outras circunstâncias.

Captura de Tela 2014-11-26 às 17.27.00

 

Até o momento, o [freespace] já recebeu mais de 300 eventos gratuitos, promoveu quatro projetos de longo prazo em São Francisco e tem estimulado muita inspiração, colaboração e solidariedade nas comunidades por ele atingidas.

Quem fez acontecer?
Uma rede de co-fundadores que incluem os empreendedores sociais Ilana Lipsett e Mike Zuckerman.

Quer ver uma ideia como essa acontecer na sua cidade?
O [freespace] é aberto também para você realizá-lo em sua cidade, basta entrar em contato e fazer o download das ferramentas necessárias disponibilizadas no site. Além disso, você pode criar o seu kit Minha Cidade Empreendedora e chamar seus amigos para colaborarem com ideias similares a esta.