Teresina, PI tem 1 atitude empreendedora

Como a sua cidade vai estar daqui a 15 anos?

Capital do Piauí traça a Agenda 2030 com metas para o futuro da cidade

Apresentar o cenário atual, projetar o que os cidadãos querem para o futuro da cidade e o que pode ser feito para alcançar essas metas. Essa visão de futuro é a proposta da Agenda 2030 de Teresina. As discussões para elaboração do planejamento foram organizadas em oito etapas e abordam temas caros à cidade: educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social, esportes e lazer.

cidade

A sociedade civil pôde enviar suas propostas, sonhos, reclamações e preocupações para a prefeitura. Foram organizadas 12 oficinas, na zona urbana e rural, para colher depoimentos que serviram como ponto de partida para a elaboração da Agenda. Também foram ouvidas lideranças comunitárias, dirigentes de ONGs, representantes de sindicatos, agentes financeiros, associações empresariais, profissionais e financeiras, instituições culturais, religiosas e esportivas e organizações rurais e educacionais, além de gestores públicos que dirigem ou influenciam a gestão governamental nos âmbitos municipal, estadual e federal.

cidade

Ao final das consultas, uma equipe técnica analisou documentos, estudos, planos e projetos existentes nos acervos e órgãos públicos, articularam os dados e validaram a Agenda 2030 na III Conferência da Cidade. Foi criado um Comitê Consultivo, responsável por orientar as ações para concretizar o plano de tornar a cidade mais organizada, integrada e forte.

Foi a segunda vez que essa discussão aconteceu na cidade. Em 2002, foi proposta a Agenda 2015. A cada 15 anos, serão mensurados os resultados e discutidas novas propostas para estimular o crescimento da cidade com a participação ativa da sociedade.

 

Mais informações aqui.