Toronto, Canadá tem 1 atitude empreendedora

Toronto é inspiração com política que favorece o meio ambiente

Cidade canadense readaptou leis municipais para tirar proveito de crescimento urbano

Preservação arquitetônica, histórica, ambiental e até social em grandes cidades podem parecer batalhas perdidas. Apesar do crescimento urbano voraz, há motivos para acreditar que dá pra fazer melhor. Por que não pensar em alternativas para tirar proveito de elementos como, por exemplo, os arranha-céus? Uma opção é a readaptação de leis municipais. Em Toronto, existe um estatuto que obriga a instalação de telhados verdes em novos edifícios.

toronto

A medida, votada com esmagadora maioria na câmara, prevê a instalação de telhados verdes em até 50% da área de prédios residenciais com mais de seis andares, escolas, edifícios comerciais e industriais. Para projetos maiores, uma maior porcentagem de cobertura verde é necessária. Construtoras argumentaram que a decisão encareceria o valor dos imóveis, mas uma parcela da sociedade comemorou este passo tomado por Toronto.

toronto

A tendência tem se espalhado pelo mundo. A França recentemente adotou leis semelhantes. A partir de agora, todo e qualquer prédio localizado nas zonas comerciais deve ser parcialmente coberto com plantas ou painéis solares. Para quem não sabe, os telhados verdes têm um efeito isolante que ajuda a reduzir a quantidade de energia gasta para aquecer um edifício durante o inverno ou arrefecê-lo no verão. Outro ponto positivo dos telhados é a capacidade de reter a água da chuva e reduzir problemas de escoamento, além de oferecerem um lugar seguro na “selva urbana” para espécies de aves.

toronto

Esperamos ver muitos outros projetos de lei como esses se espalhando por aí.