Velingrad, Bulgária tem 1 atitude empreendedora

O destino do lixo na cidade de Velingrado

Famílias ciganas produzem fertilizantes naturais a partir dos resíduos domésticos, animais e da agricultura do local na cidade de Velingrado

Pequenas comunidades de roma, etnia também conhecida como cigana, na Bulgária, receberam treinamento para transformar os resíduos orgânicos em biocompostagem para seus cultivos e de sua região. O projeto “Compostagem – um meio de vida para a minoria étnica roma (ciganos) em uma cidade pequena. Família, compostagem de jardins e resíduos residenciais em biocompostagem” foi feito pela ONG Euromodel e executado em Velingrado.

1024px-Velingrad_cloudy

A pequena cidade no sul da Bulgária tem um problema histórico com o despejo de lixo doméstico, animal e da agricultura. As pessoas costumavam enterrar o lixo em qualquer espaço disponível, o que ameaça a qualidade do solo e dos lençóis freáticos da região. Diante da situação, a ONG se reuniu com os cidadãos de Velingrado para um processo de reeducação sobre o destino do lixo – e como reaproveitá-lo.

O projeto tem três prioridades: processar o lixo orgânico da cidade e sua zona rural, integrar ciganos desempregados nessa função, dando-lhes ocupação e meios de sobrevivência, e empregar a compostagem em cultivos pequenos das comunidades Roma e nas estufas municipais de Velingrado. Isso tudo resulta em suprimento de alimentos sem aditivos químicos para as escolas públicas.

Em ação desde 2003, o projeto é um sucesso e pretende expandir seus domínios a outras comunidades no entorno de Velingrado.

Quem fez acontecer?

ONG Eurovision, em parceria com as comunidades Roma (ciganos) de Velingrado